Alemanha terá futebol de volta; Holanda já cancelou campeonato e França deve fazer o mesmo

Ficamos um bom tempo sem textos sobre os campeonatos ao redor do mundo e como eles reagem à pandemia do COVID-19. Pois bem, desde lá temos novidades. A Alemanha deverá ter times em campo no meio ou final de maio, com um acordo sendo traçado entre o governo federal, estados federados e os clubes.

A data de 9 de maio tinha sido proposta, mas uma reunião adiada nesta terça e marcada para o dia 6 de maio indica que não teremos tempo para jogos no começo do próximo mês.

Os últimos jogos da liga alemã foram realizados nos dias 7 e 8 de março. O país é um dos que mais se preparou para enfrentar a pandemia, com resultados muito mais positivos que outros países europeus como a França, Espanha e a Itália. Mesmo assim foram mais de 6 mil mortes até 28 de abril.

A volta exige uma série de medidas que serão tomadas pelos clubes e a organização dos jogos. Há limite de pessoas que podem entrar nos estádios, não teremos torcidas e os atletas passarão por testes regulares. A iniciativa alemã chama a atenção porque outros países caminham na direção contrária.

Holanda cancela campeonato e causa polêmica

A Holanda quis seguir o mesmo caminho da liga belga e cancelou o campeonato. Entretanto, justamente neste momento se começa a pensar em alternativas, com UEFA, FIFA e federações locais pensando em como voltar ou se há essa possibilidade. Por isso a iniciativa holandesa pareceu brusca, seguindo o decreto do primeiro-ministro que não teríamos eventos de massa antes de 1 de setembro.

Entretanto, a polêmica maior é para definir qual é o resultado. Já foi definido que não terá acesso e descenso, mas quem será o campeão? Ajax e AZ Alkmaar estão empatados em pontos, com o time de Amsterdã liderando no critério de desempate. Faltam nove rodadas para o fim da temporada. A possibilidade do Ajax levar esse título começou a chiadeira, já que consegue uma vaga direta para a Liga dos Campeões, enquanto o AZ terá que disputar as fases anteriores.

França segue pelo mesmo caminho

neymar psg
O campeonato francês de 2019/20 deve ser encerrado nos próximos dias

A França teve o mesmo decreto das suas autoridades sobre eventos de massa e especula-se que a temporada 2019/20 deve mesmo ser cancelada. O Presidente da Federação Francesa afirmou que todas as divisões da elite do futebol francês masculino e feminino não serão retomadas. Ainda falta o líder da liga confirmar que a temporada acabou.

A decisão do campeão será bem mais fácil, já que o PSG tem 12 pontos a mais que o vice-líder Olympique e ainda tem um jogo a menos. Só sendo muito espírito de porco para contestar esse título de Neymar, Mbappe e companhia.

E a Liga dos Campeões, como fica?

Como dissemos acima, a UEFA é uma das instituições que busca alternativas e a intenção é decidir os jogos das oitavas e continuar o mata-mata até sua finalização. Como? Ainda não sabemos.

O presidente do PSG já aventou a possibilidade de jogar partidas fora do seu país. No final, isso não importará tanto, já que não teremos torcida de qualquer jeito.

Uma alternativa que se comenta nos círculos da NBA, a liga de basquete norte-americana, é juntar os times em uma cidade, reduzindo o número de deslocamentos e fazer todas as partidas em um local seguro, sem torcida, também usando testes. Talvez a Liga dos Campeões siga pelo mesmo caminho.

O  está longe de ir embora, mas alternativas começam a surgir para fazer a vida retomar aos poucos, da forma mais segura possível. O dinheiro da televisão sem dúvidas é o grande motivador para tudo isso e se conseguirmos achar uma alternativa que proteja as pessoas, não há porque se opor à volta dos esportes. Vamos ver o que acontece.